TOPO

Ensopado de frango com milho

1kg de frango em pedaços (sem peles), 2 colheres (sopa) de óleo, 2 dentes de alho picados,1/2 cebola picada, 1 folha de louro, 2 xícaras (chá) de milho verde, sal a gosto, 3 tomates picados (sem pele e sem sementes), 1 colher (sopa) de molho inglês.
Coloque em um refratário o frango já temperado com sal, óleo, alho e cebola.
Tampe e leve ao micro-ondas por 10 minutos na potência média alta.
Retire e acrescente o louro, o milho, os tomates e o molho inglês. Mexa bem e retorne ao micro-ondas por mais 10 minutos na potência média alta, tampado.
Sirva acompanhado de salada verde.

Leia Mais
TOPO

Polenta ao molho de calabresa

Polenta: 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá, 4 xícaras (chá) de água, 1 colher (sobremesa) de sal, 2 colheres (sopa) de margarina.
Molho: 250g de linguiça calabresa (picadinha), 2 colheres (sopa) de azeite, 1 dente de alho picadinho, 1/2 cebola picadinha, 1/2 lata de milho verde, 1/2 pimentão picadinho,10 azeitonas verdes picadas, 1 colher (sobremesa) de molho de pimenta, sal a gosto, 1 e 1/2 xícara (chá) de molho pronto.
Misture o fubá com a água e o sal. Leve ao micro-ondas por 6 minutos na potência alta. Mexa bem. Retorne por mais 3 minutos na potência alta. Se desejar uma polenta bem firme retorne ao micro-ondas por mais 6 minutos.
Retire e acrescente a margarina, batendo bem. Coloque na forma e reserve.
Coloque em um refratário a linguiça, o azeite, o alho e a cebola. Tampe e leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência alta. Retire e acrescente os demais ingredientes mexendo bem. Retorne tampado ao micro-ondas por 8 a 10 minutos na potência alta.
Sirva a polenta acompanhada pelo molho.

Leia Mais
TOPO

Pimentões recheados

4 pimentões amarelos (médios), 350g de peito de chester defumado, 1 cebola (média) picada, 2 colheres (sopa) de farinha de rosca, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 1 ovo,
sal a gosto, 2 colheres (sopa) de cheiro verde.
Lave bem os pimentões. Seque-os. Retire as tampas e as sementes. Reserve.
Moa a carne ou passe-a no multiprocessador, junto com a cebola e o cheiro verde. Acrescente os demais ingredientes e prove o tempero.
Recheie os pimentões e coloque-os em um refratário tampado. Leve ao micro-ondas por 12 a 15 minutos na potência alta.

Leia Mais
TOPO

Abobrinhas recheadas

250g de carne magra (moída), 1/2 xícara (chá) de cebola picada, 1 dente de alho picado,3 abobrinhas médias, 1 xícara (chá) de tomates picados (sem pele e sem sementes), 1/2 xícara (chá) de queijo prato ralado, 2 colheres (sopa) de coentro picado, 2 colheres (sopa) de farinha de rosca.
Coloque a carne com a cebola e o alho em um refratário. Leve ao micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência alta, mexendo uma vez. Reserve.
Corte as abobrinhas no sentido do comprimento. Tire a polpa, deixando uma casca de 0,5cm de espessura. Pique a polpa e acrescente os tomates, o coentro e a farinha de rosca. Misture com a carne reservada e distribua todo o recheio entre as cascas das abobrinhas.
Arrume-as em um refratário, cubra com papel manteiga e leve ao micro-ondas por 10 minutos na potência alta.
Sirva polvilhando o queijo por cima.

Leia Mais
TOPO

Espetinho de peixe

½ kg de cação (cortado em cubos), 1 pepino (cortado em rodelas), 1 pimentão amarelo (cortado em cubos), 1/2 cebola (cortada em quadrados),1 colher (sopa) de molho inglês,sal a gosto, suco de 1 limão, molho de soja (para pincelar).
Tempere o cação com o limão, o sal, o molho inglês e com uma colher de molho de soja. Deixe tomar gosto por 30 minutos.
A seguir monte os espetinhos, intercalando peixe, cebola, pimentão e pepino.
Coloque os espetinhos em um refratário. Pincele-os com molho de soja. Leve ao micro-ondas por 8 a 9 minutos na potência alta. Vire-os na metade do tempo.

Leia Mais
TOPO

Patê de legumes

2 cenouras picadas, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 2 tomates (sem pele e sem sementes), 1 colher (chá) de sal, 1/2 xícara (chá) de leite, 1/4 colher (chá) de pimenta do reino, 1 colher (chá) de amido de milho.
Coloque as cenouras, a cebola, o alho e os tomates em um refratário. Tampe e leve ao micro-ondas por 8 a 10 minutos na potência alta. Retire. Bata no liquidificador com os demais ingredientes.
Retorne o creme obtido ao micro-ondas por 4 a 6 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos.

Leia Mais
TOPO

Purê de mandioquinha

1 kg de mandioquinha, 2 colheres (sopa) de margarina, 1/2 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara (chá) de queijo ralado, sal a gosto, noz moscada a gosto, pimenta do reino a gosto, salsinha (para polvilhar).
Descasque as mandioquinhas e pique-as. Coloque-as em um refratário com 1/2 xícara (chá) de água. Tampe e leve ao micro-ondas por 10 a 12 minutos na potência alta. Mexa durante o cozimento. Retire. Aguarde 10 minutos em tempo de espera e passe-as pelo espremedor. Acrescente a margarina derretida junto com o leite quente.
Junte o queijo e os temperos restantes. Polvilhe a salsinha e sirva.

Leia Mais
TOPO

Medalhões de legumes

Medalhão de couve-flor: ½ kg de couve-flor picada, 4 colheres (sopa) de leite desnatado, 1 colher (sopa) de margarina, 2 ovos, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, noz moscada a gosto.
Medalhão de Cenoura: ½ kg de cenoura picada, 1 colher (sopa) de margarina, 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha, 2 ovos.
Coloque em um refratário (tampado) a couve-flor, o leite e a margarina. Leve ao micro-ondas por 8 a 10 minutos na potência alta. Mexa duas vezes durante o tempo de cozimento. Bata no liquidificador os ovos, o sal, a pimenta do reino e a noz moscada. Junte a couve-flor e continue batendo. Divida em quatro forminhas refratárias untadas. Reserve.
Coloque em um refratário (tampado) a cenoura, a margarina e o caldo de galinha. Leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos na potência alta. Retire. Leve ao liquidificador, adicione os ovos e bata bem. Divida entre quatro forminhas refratárias untadas.
Cubra as oito forminhas com plástico aderente, coloque-as em um refratário redondo arrumando-as em círculo. Leve ao micro-ondas por 5 a 8 minutos na potência alta.
Desenforme e sirva, duas a duas, acompanhadas com alface e salsa fresca.

Leia Mais
TOPO

Escabeche de frango

½ kg de filés de frango (picados), 1 cebola em rodelas, 1/2 pimentão (cortado em tirinha),1 folha de louro, 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco, 1/4 xícara (chá) de vinagre branco,
1/2 colher (chá) de sal , 1 xícara (chá) de molho de tomate.
Coloque todos os ingredientes em um refratário. Tampe e leve ao micro-ondas por 12 minutos na potência alta. Mexa duas vezes durante o cozimento.

Leia Mais
TOPO

Sopa creme de cenoura

3 xícaras (chá) de cenoura picada, 1 xícara (chá) de caldo de galinha, 1/2 xícara (chá) de cebola picada, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, pimenta do reino a gosto, 1 xícara (chá) de leite.
Coloque a cenoura e a cebola em um refratário com ¼ xícara (chá) do caldo e leve ao micro-ondas tampado por 9 a 12 minutos na potência alta. Retire e bata no liquidificador.
Acrescente a farinha, a pimenta e o restante do caldo. Retorne ao micro-ondas na potência alta, por 3 a 4 minutos, mexendo duas vezes. Acrescente o leite e volte a mexer. Cozinhe por mais 3 a 4 minutos mexendo uma vez.

Leia Mais