TOPO

Pudim de tapioca

Caramelo: 8 colheres (sopa) de açúcar, 8 colheres (sopa) de água.
Pudim: 1 xícara (chá) de tapioca, 5 xícaras (chá) de leite morno, 2 xícaras (chá) de açúcar,6 ovos, 100g de coco fresco ralado, 1 colher (sopa) de manteiga.
Coloque o açúcar e a água na fôrma refratária de anel e leve ao micro-ondas por 8 a 10 minutos na potência alta. Retire, espalhe o caramelo na fôrma, aguarde esfriar. Reserve.
Coloque a tapioca em uma tigela com o leite e deixe de molho por duas horas.
Junte os ingredientes restantes, misture-os bem e coloque na fôrma caramelada fria.
Leve ao micro-ondas por 12 minutos, na potência alta.
Desenforme ainda morno.

Leia Mais
TOPO

Doce de abóbora

1kg de abóbora madura (cortada em pedaços pequenos), 1/2kg de açúcar, 8 a 10 cravos da índia, 2 pedaços de canela em pau.
Coloque a abóbora, o açúcar, os cravos e a canela em um refratário grande, tampe e leve ao micro-ondas por 18 a 20 minutos na potência alta.
Mexa duas vezes durante o cozimento, invertendo a posição do centro para as bordas. Aguarde esfriar tampado.

Leia Mais
TOPO

Quadradinhos de chocolate

200g de chocolate ao leite, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 xícara (chá) de amendoim torrado picado, 100g de coco ralado (em flocos).
Coloque o chocolate em um refratário e leve ao micro-ondas por 2 a 3 minutos na potência média, para derreter. Mexa bem até ficar liquido.
Adicione os demais ingredientes, misturando bem.
Unte uma assadeira pequena com manteiga. Coloque o doce e pressione bem.
Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

Leia Mais
TOPO

Manjar branco

1 lata de leite condensado, 1 litro de leite, 2 vidros (pequenos) de leite de coco, 3/4 de xícara (chá) de amido de milho.
Misture todos os ingredientes e coloque em um refratário fundo. Leve ao micro-ondas por 10 a 12 minutos mexendo duas a três vezes durante o cozimento.
Ao retirar do forno bata com uma colher de pau até obter um creme liso.
Despeje em uma fôrma molhada e deixe esfriar. Leve à geladeira por algumas horas. Desenforme e decore com ameixas em calda.

Leia Mais
TOPO

Bolinhos de fubá

1/2 xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de fubá, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1/2 colher (café) de sal, 2 ovos, 1/2 xícara (chá) de leite.
Misture bem todos os ingredientes. Coloque duas forminhas de papel número zero (uma dentro da outra).
Disponha 6 circulamente, em um refratário.
Encha até a metade com a massa e leve ao micro-ondas por 1:30 minutos a 2 minutos na potência alta.
Sirva cobertos com geléia a gosto ou goiabada derretida.

Leia Mais
TOPO

Bolo de mexerica

4 ovos, 2 mexericas, 1 xícara (chá) de óleo de canola (ou milho), 1 1/2 xícara (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Descasque e pique as mexericas, tirando os caroços e a parte branca do centro. Coloque os pedaços no liquidificador e bata juntamente com os ovos. Acrescente o óleo e bata mais um pouco.
A seguir acrescente o açúcar e a farinha e bata. Por último, junte o fermento e bata.
Coloque a massa em uma fôrma refratária untada e polvilhada com açúcar mascavo.
Leve ao micro-ondas por 7 ao 8 minutos na potência alta.
Desenforme morno.
OBS: Se desejar regue o bolo com uma calda feita com uma xícara (chá) de suco de mexerica misturadao com meia xícara (chá) de açúcar.

Leia Mais
TOPO

Torta merengue de morango

100g de margarina, 1 ovo, 2 colheres (sopa) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo,1 colher (chá) de fermento em pó.
Recheio: 1 lata de leite condensado, 1 lata (a mesma medida) de leite comum, 3 gemas,1 colher (sopa) de amido de milho, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 vidro de geléia de morango.
Cobertura: 3 claras, 6 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de essência de baunilha, morangos (para decorar).
Misture os ingredientes da massa, amasse bem e espalhe no refratário. Leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência alta. Reserve.
Coloque os ingredientes do recheio em um refratário (menos a geléia) e leve ao micro-ondas para engrossar por 5 a 6 minutos na potência alta. Coloque sobre a massa reservada e por cima espalhe a geléia.
Bata bem as claras em neve com o açúcar e a essência de baunilha. Coloque sobre a torta e leve ao micro-ondas por 5 a 6 minutos na potência média.
Aguarde esfriar, decore com morangos e leve à geladeira.

Leia Mais
TOPO

Cappuccino

1 litro de água, 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 colheres (sopa) de café solúvel, 1 lata de leite condensado.
Coloque a água em um refratário e ferva por 5 minutos na potência alta. Junte os outros ingredientes e retorne ao micro-ondas por mais 3 minutos na potência alta.

Leia Mais
TOPO

Peras recheadas

4 peras maduras (sem sementes), 1 colher (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 3 colheres (sopa) de uvas passas (sem sementes), 3 colheres (sopa) de água,3 colheres (sopa) de mel.
Coloque as peras descascadas, sem sementes, em um refratário. Pincele com suco de limão para não escurecerem.
Misture a manteiga, o açúcar e as passas em uma tigela, mexa bem e recheie as peras. Junte a água com o mel e regue as peras. Leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos na potência alta.

Leia Mais
TOPO

Gelatina com peras

4 peras descascadas (picadas), 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 envelope de gelatina em pó (sem sabor), 1/2 xícara (chá) de água, 1/2 xícara (chá) de xarope de groselha, 1 xícara (chá) de suco de laranja.
Coloque as peras, o açúcar e o suco de laranja em um refratário e leve ao micro-ondas por 8 minutos na potência alta. Retire, escorra as peras do caldo e reserve ambos.
Dissolva a gelatina na água e leve ao micro-ondas por 30 segundos na potência alta.
Misture a gelatina dissolvida, o suco reservado de laranja e a groselha e coloque em um refratário molhado. Disponha as peras reservadas na gelatina e leve para gelar.
Desenforme depois de firme e decore a gosto.

Leia Mais