TOPO

Lasanha vegetariana

1 repolho (médio), 2 tabletes de caldo de carne (ou de galinha), 250g de ricota amassada, 1 receita de molho branco, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 1,5 litro de água.
Coloque a água em um refratário fundo e leve ao micro-ondas por 10 minutos em potência alta. A seguir, dissolva os tabletes de caldo de carne ou galinha na água quente.
Lave bem o repolho e recorte um quadrado na sua parte inferior retirando o mais possível seu talo central. Mergulhe-o na água quente já preparada e retorne ao micro-ondas por 3 a 4 minutos em potência alta. Retire as folhas que já estiverem cozidas e repita o procedimento de retorno ao micro-ondas por 3 a 4 minutos até concluir-se todo o cozimento.
Recorte as folhas retirando o seu talo central mais grosso e monte a lasanha intercalando molho branco, ricota e folhas de repolho. Finalize com molho branco.
Polvilhe com o queijo ralado e leve para gratinar por 5 minutos na potência alta.

Leia Mais
TOPO

Croquetes vegetarianos

12 biscoitos esfarelados (do tipo água e sal), 1 xícara (chá) de queijo prato ralado, 2 claras, 2 e 1/2 xícaras (chá) de brócolis cozidos (picados), 1 e 1/2 xícara (chá) de repolho cozido (picado), 1 e 1/2 xícara (chá) de batatas cozidas (amassadas), 1 colher (sopa) de manteiga, sal a gosto, pimenta do reino a gosto.
Misture os biscoitos com meia xícara (chá) de queijo ralado e reserve.
Misture bem o restante do queijo com as claras levemente batidas, o brócolis, o repolho, as batatas amassadas, a manteiga, o sal e a pimenta. Faça os croquetes e passe na mistura de biscoitos com queijo.
Coloque de 6 a 8 croquetes de cada vez em um recipiente refratário e leve ao micro-ondas por 5 a 6 minutos na potência alta.

Leia Mais
TOPO

Strogonoff com cream cheese

50g de margarina, 1 cebola (média) ralada, ½ kg de filés de frango (cortados em cubos), sal a gosto, pimenta a gosto, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 colher (sopa) de molho inglês, ½ xícara (chá) de catchup, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 copo (250ml) de água, 200g de cream cheese, 100g de champignons.
Coloque em um refratário fundo a margarina e a cebola. Leve ao micro-ondas por 4 a 5 minutos na potência alta. Acrescente os cubos de frango e retorne ao micro-ondas por 10 minutos na potência média, tampado.
Retire e acrescente o sal, a pimenta, a farinha de trigo dissolvida na água, o molho inglês, o catchup, a mostarda, os champignons fatiados e o cream cheese.
Misture muito bem e retorne ao micro-ondas por 5 minutos na potência alta.

Leia Mais
TOPO

Creme de coco light

1 lata de leite condensado light, 1/2 litro de leite desnatado, 2 gemas, 1 colher (sopa) de amido de milho, 3 colheres (sopa) de coco fresco ralado grosso.
Dissolva o amido de milho no leite desnatado. Coloque em um refratário e acrescente as gemas passadas em peneira, o leite condensado e o coco ralado. Leve ao micro-ondas por
6 a 8 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos.
Retire, aguarde esfriar e leve para gelar em tacinhas (ou em um refratário raso).

Leia Mais
TOPO

Canelone de berinjela

1 litro de água, suco de 1 limão, 2 berinjelas grandes, 200g de queijo prato fatiado, 250g de carne (moída), 1 cebola picada, 3 colheres (sopa) de azeite, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 350g de molho de tomate, queijo ralado (para polvilhar).
Corte as berinjelas sem casca em fatias finas. Coloque a água, o sal e o limão no refratário, tampe e leve ao micro-ondas por 10 minutos na potência alta. Coloque as berinjelas no refratário e retorne ao micro-ondas por 2 a 3 minutos na potência alta. Escorra e reserve. Coloque a cebola e o azeite em um refratário e leve ao micro-ondas por 3 minutos na potência alta. Junte a carne moída e cozinhe por 5 a 7 minutos na potência alta, mexendo na metade do tempo. Retire e tempere com sal e pimenta.
Coloque em cada fatia de berinjela uma fatia de queijo, um pouco de carne moída e enrole como canelone. Unte um refratário com molho de tomate. Arrume os canelones no refratário, cubra com o molho de tomate restante e polvilhe com queijo ralado grosso. Leve ao micro-ondas por 3 a 5 minutos na potência alta.
Se o micro-ondas tiver grill, leve para gratinar por 6 a 8 minutos.

Leia Mais
TOPO

Abobrinhas em camadas

2 colheres (sopa) de purê de tomates, 1/2kg de tomates picados (sem pele e sem sementes),
1 cebola picada, 1 colher (sopa) de manjericão picado, 1 colher (chá) de orégano, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 250g de queijo fresco (ou ricota), 50g de queijo prato ralado, 2 colheres (chá) de salsinha picada, 3 abobrinhas, 1 tomate grande (cortado em rodelas), queijo parmesão ralado (para polvilhar).
Coloque em um refratário o purê, os tomates, a cebola, o manjericão, o orégano, o sal e a pimenta. Leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência alta. Reserve.
Misture o queijo fresco ou ricota, o queijo prato e a salsinha. Reserve.
Descasque as abobrinhas e corte as pontas. Corte no comprimento em tiras finas. Coloque em um refratário coberto com papel manteiga, leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos na potência alta, remanejando na metade do tempo.
Escorra e coloque sobre papel absorvente. Arrume metade das tiras no fundo do recipiente refratário. Espalhe por cima a mistura de queijo e cubra com as rodelas de tomate. Espalhe metade da mistura de tomate sobre as rodelas de tomate.
Adicione as abobrinhas restantes. Cubra-as com a outra metade da mistura de tomate e polvilhe com queijo parmesão.
Retorne ao micro-ondas por 8 a 10 minutos na potência alta.

Leia Mais
TOPO

Almôndegas de frango

1/2kg de peito de frango picado (sem pele), 1 cebola (picada), 4 colheres (sopa) de cheiro verde, 2 dentes de alho, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 400g de molho pronto.
Passe no processador o frango, a cebola, o cheiro verde e o alho. Misture tudo muito bem e tempere com o sal e a pimenta.
Modele as almôndegas e coloque em um refratário. Cubra com o molho, tampe e leve ao micro-ondas por 12 a 14 minutos na potência média, invertendo a posição das almôndegas na metade do tempo

Leia Mais
TOPO

Legumes ao molho de iogurte

1/2kg de legumes variados (picadinhos), 1/4 xícara (chá) de água, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 1 pote de iogurte natural (200ml), 1 colher (sopa) de salsinha (picada), 1 colher (sopa) de hortelã (picada), 1 colher (chá) de suco de limão.
Coloque os legumes em um refratário com a água. Tampe e leve ao micro-ondas por 10 minutos na potência alta. Mexa na metade do tempo. Retire e reserve.
Misture no iogurte a salsinha, a hortelã e o suco de limão. Sirva com os legumes cozidos.

Leia Mais
TOPO

Salada de verão

Essa não é receita de micro-ondas nem para congelar, mas a minha família adora! Vamos lá: 2 beterrabas raladas, 3 cenouras raladas, 1 repolho (cortado fininho), 2 mangas (cortadas em tirinhas), 1 abacaxi (cortado em tirinhas), 1 alface (cortada fininha), talos de salsão (cortados em tirinhas). Utilize a seu gosto rúcula, abacate, tomates cerejas, outras frutas e vegetais.
Molho: 2 xícaras (chá) de maionese, 1 xícara (chá) de creme de leite, 1/2 xícara (chá) de vinagre branco, 1/2 xícara (chá) de óleo de milho, 3/4 xícara (chá) de suco de cebola, 3 colheres (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de mostarda, sal a gosto, 1 colher (sobremesa) de molho inglês.
Arrume em uma travessa grande os legumes, verduras e frutas, combinando suas cores. Rale e esprema a cebola, misture com os outros ingredientes do molho até obter uma mistura homogênea.
Sirva a salada com o molho, colocado em uma molheira a parte.

Leia Mais
TOPO

Hambúrger de ricota

1/2 xícara (chá) de trigo para quibe, 1 e 1/2 xícara (chá) de ricota, 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 2 gemas, 1 colher (sopa) de cebola picada, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, páprica (para polvilhar).
Molho: 1 colher (sopa) de margarina, 1/2 cebola ralada, 1 xícara (chá) de vinho branco seco,
1/2 colher (sopa) de amido de milho, 1 colher (sopa) de hortelã picada, 1 copo de iogurte natural.
Deixe o trigo de molho por cerca de 2 horas. Esprema bem. Misture com a ricota passada em peneira, o queijo, metade da salsinha, as gemas, a cebola, o sal e a pimenta.
Modele os hambúrgueres e coloque 6 de cada vez no prato refratário. Polvilhe-os com páprica e leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos na potência alta. Reserve.
Coloque em um refratário a margarina, a cebola ralada e o amido de milho dissolvido no vinho branco. Leve ao micro-ondas por 3 a 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire e acrescente o iogurte e a hortelã, misturando muito bem.
Coloque o molho em uma travessa, arrume os hambúrgueres sobre o molho e polvilhe com a salsinha restante.

Leia Mais